ENTREVISTA COM A ARTISTA SHEILA ORTEGA
Sheila Ortega participa da exposição ARTE LONDRINA 4 – SOBRE O QUE PODE SER FAMILIAR. Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer mais sobre o processo e as referências da artista.
1 – COMO UM TRABALHO COMEÇA?
Os trabalhos começam sempre a partir do meu envolvimento com os objetos, com o acúmulo e com a coleção de “coisas do mundo que desenvolvo”. Acho que não descanso desse processo, estou sempre me relacionando com essa pesquisa iniciada em 2011.
2 – QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?
Thomas Hirschhorn, Jeff Wall, Sam Taylor-Wood, Cao Guimarães, Angélica de Moraes, Nicolas Bourriaud, Hans Belting e Anne Cauquelin.
Esses artistas e teóricos se relacionam com a minha pesquisa que parte de um pensamento sustentado no conceito de natureza-morta e estudo da composição na tradição da pintura. O desdobramento que dela advém, busca refletir sobre o espaço que os objetos ocupam no mundo, tanto do ponto de vista da arquitetura e espacialidade (seu caráter material), quanto da subjetividade, memória e tempo (imaterial). Busco discutir como nos apropriamos das coisas do mundo, trazendo à tona seus vários sentidos, revelando possibilidades de manipulação e combinações. As relações entre os elementos que constituem o trabalho se dão por meio de dois vieses: a construção de um cenário afetivo entre os elementos e a construção com objetos que não pertencem ao mesmo leque de utilidades ou ambientes. É diante dessas considerações que se abrem as perguntas: Por que nos afeiçoamos às coisas? Por que guardamos objetos e os acumulamos? Quais sentidos os objetos nos reservam? Por que guardamos tanta memória em forma de objetos? Quais são as memórias que dispomos para compor nossos “manuais de sobrevivências”?
3 – O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?
Radicante de Nicolas Bourriaud.
4 – QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?
Objetos e arquiteturas antigas. Principalmente os vestígios do tempo sobre essas coisas (arquitetura, objetos, materiais orgânicos).
5 – O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?
Instalações e pintura.
6 – QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?
Diversos sobre arte contemporânea nacional e internacional. Desde museus a notícias.
7 – QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?
Gosto muito de música clássica, jazz, MPB e classic rock.
8 – QUE EXPERIÊNCIA COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?
Não consigo pensar em uma específica para relatar. De maneira geral, a experiência com arte está muito próxima da experiência humana, da vida.
Julio
Amo música.