IMG_7685

Claudia Briza participa da exposição SOBRE O QUE PODE SER FAMILIAR – ARTE LONDRINA 4. Enviamos algumas perguntas para que possamos conhecer melhor o processo e as referências da artista.

 

1. COMO UM TRABALHO COMEÇA?

Um trabalho começa na maioria das vezes pela necessidade de falar sobre alguma questão que me instigue, e normalmente a ideia surge por acaso a partir de algum trecho de filme, referência ou objeto encontrado.

 

2. QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?

Acho importante Ai Weiwei,pois além de seu extenso trabalho, admiro sua maneira de interagir com o mundo através da oportunidade que nos proporciona a internet. Tenho seguido as fotos dele pelo instagram retratando a chegada e a vida dos imigrantes sírios na Europa.

Olafur Eliason pela grandeza e abrangência do seu trabalho.

Romam Signer pela simplicidade de seus vídeos e objetividade dos temas que escolhe.

CyTombly pela insistência e entrega ao processo criativo. Olhando sua série de pinturas e desenhos sempre aprendo sobre o significado de “aprofundar-se”.

 

3. O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO?

Gosto de leitura de ensinamentos espirituais como Arte Mahikari, Paramahansa Yogananda (Yoga)  e Allan Kardec.

 

4. QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Me chama atenção a rapidez com que a verdade tem se revelado cada vez mais a humanidade através dos acontecimentos.

 

5. O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?

Estou produzindo dois vídeos, um em que me visto de Carmem Miranda para falar sobre a vida obra desse personagem dentro do cinema americano. E outro vídeo em que me utilizo de uma cena do filme “Juventude sem Arrependimento”(Akira Kurosawa) aonde apareço pendurando um pano branco e nele vai se revelando a projeção do trecho do filme, na qual a filha conta para o pai que vai sair de casa.

 

6. QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Costumo ver entre outros o Artsy, e Pinterest aonde, a partir das imagens, faço pesquisas navegando em diferentes sites sobre os artistas.

 

7. QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?

Tenho ouvido ultimo disco do Iggy Pop (Posp Pop Depression). Gosto de bandas como Queens of the Stone Age, Seasick Steave, entre outros. Ouço rock mais pesado, mas gosto muito de música brasileira e instrumental também.
8. QUE EXPERIÊNCIA COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ?

Essa montagem na Dap Londrina está sendo importante e também a exposição que eu vou participar agora em maio de 2016 no Tomie Othake, com curadoria de Paulo Miyada, chamada Arte Atual Festival 2016 em parceria com o Festival Path. Nela mostrarei três vídeos.

Também gostaria de citar o curso que fiz de Arte Contemporânea com Paulo Miyada e Pedro França (2012 até 2014), como também o grupo de estudos com orientação de Nino Cais foram muito importantes pra mim.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>