Aquarela no Estômago!

A oficina propunha uma nova possibilidade para o uso da cor a partir de uma experiência sugerida pelo contato com o trabalho de Natália Tardin. Em seu trabalho de conclusão do curso de Artes Visuais, do qual o trabalho exposto na DaP faz parte, a artista apresenta uma receita para uma cor “sem nome”, usando morangos e leite. Nesta oficina, as crianças escolheram dois entre os três sabores de sucos que servimos (uva, pêssego e goiaba), beberam, e a proposta era imaginar a cor que se formaria dentro do estômago de cada um. O próximo passo era usar a cor criada “dentro” e pintar algum objeto, amigo, animal de estimação ou lugar, referências que também aparecem no trabalho da artista e que dizem respeito ao universo de afetos de cada um.
          Disponibilizamos tintas guache e giz de cera de cores próximas às dos sucos servidos. Diluímos as cores com muita água para que fosse facilitada a mistura e houvesse transparência e semelhança de espessura entre a tinta e os sucos.
           As crianças se mostraram todas muito interessadas e dispostas a seguirem a proposta da oficina. Foram feitas muitas perguntas e observações durante a mediação, inclusive alguns deles já haviam visitado a DaP e participaram de outras oficinas.
           Um dos estudantes, o Arthur, um grande fã do filme De Volta para o Futuro, afirmou ter gostado dos trabalhos que viu expostos e disse que também produzia arte ao desenhar a máquina do tempo do filme (objeto que também escolheu para pintar durante a oficina).
      Foi preciso conversar com algumas crianças para que lembrassem de algo que pudessem desenhar, e assim feito, já começavam a pintar.
           Depois da hora do lanche, para concluir a oficina, conversamos com eles sobre como tudo tem cor, desde o bolo de cenoura, até a nossa pele, nosso cabelo, as paredes… Misturas de cores são feitas a todo o momento e em cada pedaço de tudo, o que a artista Natalia Tardin faz é gastar longamente o tempo, prestando atenção até que a maneira de observar torne tudo um pouco estranho e cheio de novos segredos.
Fotos de 1 a 7: crianças no espaço expositivo.
Preparação dos ingredientes necessários para a aquarela estomacal.
 Arthur com sua máquina do tempo colorida com as cores que estavam no estômago.

Comente

You may use these HTML tags and attributes: