Entrevista com o artista Rafael Santacosta
Rafael Santacosta é um doa 22 artistas participantes da exposição “O espaço sonha o sujeito”, aberta até o dia 21 de novembro aqui na DaP.
Enviamos para ele algumas perguntas para que todos nós possamos conhecê-lo melhor e saber mais sobre seu trabalho e referências.
– COMO UM TRABALHO COMEÇA?
GERALMENTE NUM PRIMEIRO MOMENTO COLETO OS MATERIAIS E OS OBSERVO. DEIXO NO ATELIER POR UM TEMPO ATÉ QUE A IDÉIA SE DESENVOLVA. ANALISO O QUE CADA MATERIAL PEDE, EXPERIMENTO, TROCO ATÉ ENTENDER O QUE A COMBINAÇÃO ME DIZ, E POR FIM, SENTIR SE ESTÁ CONSOLIDADA.
– QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUE?
GOSTO MUITO DO FRANCIS BACON E DO CLEMENT GREENBERG. VEJO QUE AMBOS SÃO MUITO DIRETOS NO DESENVOLVIMENTO DE SEUS PENSAMENTOS E TÊM UM OLHAR MUITO CRÍTICO SOBRE PONTOS RELEVANTES NO PROCESSO DO TRABALHO.
– O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO NO MOMENTO?
OS ARQUÉTIPOS E O INCONSCIENTE COLETIVO, DO JUNG.
– QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?
COMBINAÇÕES INUSITADAS, PADRÕES DIFERENTES UNIDOS E AMBIGUIDADE.
– O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?
ESTOU DE FÉRIAS NO MOMENTO, MAS A ÚLTIMA COISA QUE PRODUZI FORAM PINTURAS ABSTRATAS QUE ABORDAM OS ELEMENTOS DA PRÓPRIA PINTURA, COMO DIFERENTES PINCELADAS, ACABAMENTOS, TEXTURAS.
SENDO O PONTO MAIS IMPORTANTE A SUA COMPOSIÇÃO E A RELAÇÃO ENTRE OS ELEMENTOS.
– QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?
SITES QUE PUBLICAM TRABALHOS DE DIFERENTES ARTISTAS, COM VÍDEOS E IMAGENS. OS NOMES NÃO ME LEMBRO, GERALMENTE SÃO BLOGS QUE COMPARTILHAM CONTEÚDO.
– QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?
GOSTO DE MÚSICAS EXÓTICAS, DE PAÍSES DISTANTES E PRODUÇÃO EXPERIMENTAL. O QUE MAIS ME ATRAI SÃO SONORIDADES E COMPOSIÇÕES DIFERENTES.
– QUE EXPERIÊNCIA(S) COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ E PARA SUA CRIAÇÃO?
AS CONVERSAS COM AMIGOS ARTISTAS SÃO O QUE MAIS ME ACRESCENTAM, ALÉM DE ESTAR SEMPRE ACOMPANHANDO EXPOSIÇÕES E A PRODUÇÃO CONTEMPORÂNEA.