image

 

Denise Sabino é uma dos 22 artistas participantes da exposição “O espaço sonha o sujeito” referente ao edital Arte Londrina 3.

Enviamos para ela algumas perguntas para que todos nóes possamos conhecê-la melhor e saber mais sobre seu trabalho e referências.

– COMO UM TRABALHO COMEÇA?

No dia-a-dia os objetos simplesmente aparecem, percebo que eles estão dispostos a se comunicar e então dou atenção a esse diálogo.

 

– QUE ARTISTAS OU TEÓRICOS VOCÊ CONSIDERA IMPORTANTES? POR QUÊ?

André Breton toca em um dos assuntos fundamentais para relação das pessoas com o que está no cotidiano. O que é possível se altera quando os conceitos mais básicos e, portanto, mais enraizados, são rompidos. A partir daí a realidade pode ser repensada e redescoberta.

René Magritte, por sua vez, por mais que eu observe suas obras, não deixo de achar intrigante. O dia pode ser noite, você pode observar ou ser observado, estar dentro ou fora.

E, mais recentemente, me chama a atenção os trabalhos de um artista atual, Michel Blazy. Ele se utiliza da transformação dos materiais, de sua passagem pelo tempo. Como exemplo, as cascas de laranja que empilhou e deixou em uma sala para que fosse visto o seu processo de decomposição; trabalho intitulado “Bar à oranges”. A mudança na estrutura é algo natural, não é controlada pelo artista, portanto o trabalho também possui sua autonomia para produzir uma ação.

 

– O QUE VOCÊ ESTÁ LENDO NO MOMENTO?

Gosto de contos, e não considero relevante o escritor ser conhecido ou não, então quando encontro um site que dê várias opções de texto leio o que ele oferece. O site mais recente foi o da revista eletrônica Samizdat. Mas ainda tenho preferência pela Obvious e a Revista B.

http://www.revistasamizdat.com

http://obviousmag.org

http://www.revistab.com.br

 

– QUE TIPO DE COISA CHAMA SUA ATENÇÃO NO MUNDO?

Objetos que se comportam como seres viventes, mas também os viventes que se comportam como seres inanimados.

 

– O QUE VOCÊ ESTÁ PRODUZINDO AGORA?

Estou produzindo vídeos com o auxílio da água. Como gosto de observar a ação dos materiais, estudo agora algumas substâncias líquidas e em pó ao entrarem e percorrerem um recipiente com água. Cada material reage de uma forma, mas o que mais me chamou a atenção é o movimento lento ao se mover dentro da água. É como se aquele lugar o permitisse ainda mais vida, mais existência.

 

– QUE SITES VOCÊ COSTUMA VER?

Site com informações diversas, ainda que cotidianas, que fale de fotografia, música, literatura, vídeo, cinema, que me permita fazer uma pequena viagem pelas linguagens. Como a revista Obvious.

http://obviousmag.org

 

– QUE MÚSICAS VOCÊ OUVE?

Gosto muito de música brasileira, principalmente MPB, mas também me interesso pela tranquilidade do ritmo de Jack Johnson.

 

– QUE EXPERIÊNCIA(S) COM ARTE FOI IMPORTANTE PARA VOCÊ E PARA SUA CRIAÇÃO?

Muitas experiências acabam se tornando importantes em uma trajetória, mas acredito que a mais importante delas foi na própria DaP, com o professor e artista Danillo Villa. No período em que participei do Ateliê Permanente percebi como o vídeo poderia ser um meio para mostrar os ‘seres’ que eu tanto queria enfatizar enquanto seres que vivem.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>