Mediação com estudantes do C. E. José de Anchieta a partir do trabalho de Leto William
No dia 21 de outubro, recebemos a visita dos estudantes do sétimo ano do Colégio Estadual José de Anchieta.
Foi a primeira vez da maioria na DaP, e achamos que a diversidade de trabalhos chamou muito a atenção deles. Todos exploraram a exposição em sua totalidade e percebemos que eles ficaram muito atentos a detalhes e aos nomes dos trabalhos.
A exposição “O espaço sonha o sujeito” explora a ideia de que não só nós moldamos o espaço, como ele também nos molda. Conversamos sobre os ambientes em que os estudantes passam boa parte de seu tempo: a sala de aula, o quarto de cada um, etc, para a discussão dessa ideia de espaço.
Abordamos o trabalho de Leto William, onde o artista estabelece relações entre prédios e construções, como se pudessem pensar, sonhar, se apaixonar, e discutimos sobre a ideia das instalações mentais, sobre as quais o artista fala: imaginem só se no pátio da escola fosse colocado um toboágua com piscina! O toboágua não apareceu magicamente na escola, mas todos conseguiram imaginar essa situação.
A partir disso, partimos para a oficina, que se baseou no trabalho de Leto William: observando o espaço da DaP, e escolhendo um pedaço específico, eles deveriam criar intervenções, estabelecer relações nesse espaço, criar uma instalação mental e passar para o papel. Os estudantes, sem precisar que fossem encorajados, se espalharam pelo espaço expositivo, escolheram seus espaços e ficaram desenhando, se deitaram no chão, sentaram perto da vitrine, etc, como se estivessem em seus próprios quartos.