Nesse dia 10, foi realizado na DaP, como atividade da Semana de Arte: Cidade, Mundo Plástico, um workshop por videoconferência com Marcelo Terça-Nada do Grupo Poro. O grupo (constituido por ele e por Brígida Campbell) é conhecido pelas intervenções urbanas e ações efêmeras realizam sempre coletivamente e que criam novas maneiras de se olhar as cidades, de viver a vida e de se atentar ao detalhes do cotidiano que passam despercebidos.

Nesse workshop, Marcelo apresentou alguns dos trabalhos e ações do Poro por cidades como Belo Horizonte e Fortaleza, e o objetivo, depois dessa conversa, era que os participantes realizassem algumas ações  pela cidade de Londrina, com os impressos e arquivos enviados por Marcelo previamente, para panfletos, faixas, cartazes e botons.

Os presentes foram divididos em três grupos: um para a apresentação das faixas nos cruzamentos das ruas e avenidas, um para a colagem dos cartazes por muros e tapumes e outro para distribuir os panfletos para quem estivesse passando pela cidade. A intenção e despertar outras praticas e espacialidades.

Perca Tempo, Faixas de anti-sinalização e Cartazes são os nomes das ações que promovem novas relações com o tempo em meio ao tempo cotidiano. Estamos acostumados a ver propagandas, e a não prestamos muita atenção no caminho que fazemos diariamente, com as ações do poro, somos provocados a rever o entorno.

A Semana de Arte – Cidade, Mundo Plástico é um evento patrocinado pelo Programa de Incentivo à Cultura – PROMIC.

Para acessar  o trabalho do Grupo Poro:

poro.redezero.org
IMG_0515
Workshop por videoconferência com Marcelo Terça-Nada, antes da realização das intervenções.
IMG_0529
DSC00424
Aplicação dos cartazes do Poro usando a técnica do lambe-lambe.
DSC00464
IMG_0569
Ação das faixas no cruzamento da rua Benjamin Constant, próximo ao terminal central.
IMG_0548
IMG_0561
Motoristas e pedestres olhando os panfletos do Poro que receberam.
IMG_0598
IMG_5346
Ação das faixas na avenida Tiradentes.

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>