CASA DE CULTURA

Apresentação

Criada como Coordenadoria de Assuntos Culturais em 1971, transformada em Diretoria  de Ação Cultural vinculada à Coordenadoria de Extensão à Comunidade, tornou-se Órgão Suplementar da UEL em 1978, denominado Casa da Cultura. Está vinculada academicamente ao Centro de Educação, Comunicação e Artes - CECA e subordinada administrativamente à Reitoria.

Por sua condição de Órgão Suplementar,  a Casa de Cultura articula-se com a sociedade, de forma que faça valer o compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão, desenvolvendo programas, projetos e atividades sob diversos aspectos que implicam a produção do conhecimento, da cultura e da arte.

Referência central no incentivo, produção e fomento de atividades culturais e artísticas, as ações da Casa de Cultura são desenvolvidas por meio das suas Divisões: Divisão de Artes Cênicas, Divisão de Artes Plásticas, Divisão de Música e Divisão de Cinema e Vídeo. Como promotora, apoiadora ou parceira, está presente nos mais importantes acontecimentos culturais da cidade e região.

A Casa de Cultura abriga, ainda, o Cine Teatro Universitário Ouro Verde e o Centro de Documentação, que possui um significativo acervo sonoro, impresso e audiovisual. As ações das Divisões podem ser conhecidas acessando suas respectivas páginas. Entre as ações, destacamos: o Londrina Mostra de Teatro e Circo, o Arte Londrina, os Concertos da Orquestra Sinfônica da UEL, as apresentações dos Coros da UEL (Coro UEL, Juvenil, Infantil, Tempos Dourados, Épocas e HU), as apresentações  do NEUMA - Ensemble Universitário de Música Antiga e da Orquestra Barroca Capriccio Stravagante – OBCS e entre as parcerias, o Festival Internacional de Londrina – FILO e o Festival Internacional de Música de Londrina – FIML, ambos com projeção internacional.

 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: festivais@uel.br