ATI - Assessoria de Tecnologia de Informação

Como acessar ftp através do Windows Explorer

Existem várias maneiras e várias opções de softwares disponíveis para se efetuar uma conexão com seu servidor de página.

Uma delas é o acesso FTP e utilizando um software já presente em seu Windows, o Windows Explorer.

Após executá-lo, digite o endereço de FTP do site desejado na barra de endereço e em seguida pressionar <enter>.

O endereço é ftp://ftp.uel.br, de acordo com e-mail de resposta encaminhado em resposta à solicitação de serviço.

Após digitar o endereço na barra de endereços e pressionar a tecla enter, deverá surgir uma tela solicitando nome de usuário e senha de FTP, como segue na figura abaixo, ou uma lista de pastas com apenas uma pasta chamada pub.

No caso de surgir apenas uma pasta chamada pub será necessário clicar com o botão direito ao lado da pasta em alguma área em branco, esta ação fará surgir um menu cinza, neste menu, procure e clique na opção fazer logon como, feito isso a tela de login deverá aparecer como na figura abaixo, bastando então acrescentar nome de usuário e senha já fornecidos.

Após efetuar sua conexão com sucesso, inicie os procedimentos de transferência de arquivo(s), do servidor para sua máquina ou vice-versa.

Para copiar os arquivos da sua página na internet para sua máquina, caso o site já possua conteúdo, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo que você deseja copiar para sua maquina, vá até a opção "Copiar para Pasta" escolher uma pasta em sua máquina onde você deseja copiar o arquivo e clicar em ok.

Para copiar os arquivos de sua maquina para sua página na internet abra uma nova janela do Windows Explorer selecione o arquivo a ser copiado, clique com  o botão direito do mouse sobre ele, vá até a opção copiar, após isto vá para janela do Windows Explorer onde você se conectou no FTP, clique com o botão direito do mouse em algum local em branco dentro da pagina e vá ate a opção colar.

Obs.: Atualizações devem ser efetuadas em seus arquivos enquanto eles estiverem em sua maquina, assim que estes forem copiados para seu espaço no servidor de pagina, automaticamente já estarão disponíveis.