AAI - Assessoria de Auditoria Interna

Apresentação

A Auditoria Interna encontra-se instituída no âmbito da UEL por intermédio de dispositivos constantes no Regimento da Reitoria, com ênfase nos artigos nºs 112, 114 e 115, que estabelecem:

Art.112. [...] responsável pelo monitoramento, análise e avaliação de atos, fatos, registros, procedimentos e ocorrências de natureza administrativa, contábil, financeira e assistencial hospitalar, com finalidade de convalidar sua legitimidade, exatidão, legalidade, eficiência, eficácia e conformidade com as normas e dispositivos legais vigentes aplicados a adminstração pública.

  

Art.114. As atividades da AAI consistirão em:

I. auditorias administrativas, contábil-financeiras de natureza fiscalizatória e/ou preventiva;

II. auditorias especiais de natureza apurativa e diligenciadora;

III. auditorias técnicas de natureza inspecional - obras, assistencial hospitalar e outras; monitoramento de recomendações de auditoria;

IV. circularizações para convalidação de atos e fatos;

V. testes de observâncias;

VI. mapeamento de processos operacionais;

VII. orientações sobre cumprimento de normas e dispositivos legais, dentre outros.

 

Art.115. No exercício de suas funções poderá o auditor:

I. ter livre acesso às dependências, documentos, processos e papéis da administração em qualquer órgão ou setor;

II. retirar documentações, solicitar informações e pareceres, colher depoimentos e testemunhos para realização de diligências;

III. solicitar funcionários de outras unidades, para serviços especializados, para suporte as atividades de auditorias internas.

 

A área de atuação da AAI compreende todas as unidades e serviços que formam e compõem a estrutura organizacional da UEL.

 

Missão

Atuar em parceria com a Administração da UEL e com as Unidades executivas, na busca pelo desenvolvimento institucional e a excelência na gestão dos recursos públicos e na qualidade dos serviços prestados, mediante auditorias preventivas e propositivas.

 

Princípios básicos da AAI

Os princípios básicos que norteiam as ações a serem empreendidas pela Auditoria Interna são: Probidade, Legalidade, Razoabilidade, Legitimidade, Motivação, Economicidade, Eficiência, Impessoalidade e Publicidade.

 

 

 

 Auditoria Interna/2018 

© Universidade Estadual de Londrina
Rodovia Celso Garcia Cid | Pr 445 Km 380 | Campus Universitário
Cx. Postal 10011 | CEP 86057-970 | Londrina - PR

e-mail: web@uel.br